Quando Estêvão foi apedrejado, havia um homem chamado Saulo que ficou segurando as capas dos que jogavam as pedras. Saulo era um homem muito importante na igreja. Ele achava que Estêvão deveria mesmo morrer. Saulo achava que todos os cristãos deveriam morrer.
Um dia, Saulo foi falar com o chefe da sinagoga, pedindo cartas para as sinagogas de Damasco, para ter permissão de levar presos todos os cristãos que encontrasse por lá.
Quando Saulo já estava quase chegando, uma luz mais forte que a do sol do meio-dia brilhou em volta dele e ele caiu no chão.
Depois uma voz disse:
-Saulo, Saulo, por que Me persegues?
Saulo, com medo, perguntou:
-Quem és Tu, Senhor?
-Eu Sou Jesus, a quem tu persegues - respondeu a voz. -Mas agora, levante-se e entre na cidade e lá lhe dirão o que você deve fazer.
quando Saulo se levantou e abriu os olhos, não conseguia enxergar nada.
Seus companheiros de viagem o conduziram até Damasco.
Ananias era um discípulo que morava em Damasco. Jesus lhe disse:
-Ananias, vá a casa de Judas, que fica na rua Direita, e procure por Saulo de Tarso. Ele está orando e Eu lhe mostrei que você está indo lá para curá-lo da cegueira.
Ao chegar, Ananias se aproximou de Saulo e disse:
-Irmão Saulo, o próprio Jesus que apareceu para você no caminho, me mandou aqui para que você volte a ver e fique cheio do Espírito Santo.
Neste instante, caíram umas escamas dos olhos de Saulo e ele voltou a ver.
Saulo se tornou o maior pregador que o mundo conheceu. Foi um homem corajoso e sincero que entregou seu coração a Jesus e dedicou sua vida à Ele. Saulo passou a chamar-se Saulo. Foi chamado o Apóstolo dos Gentios, porque falava de Jesus para os não-judeus.
Paulo foi levado várias vezes diante de reis e governantes. Uma vez ele foi levado perante o rei Agripa e sua irmã Berenice. Ele falou com tanto entusiasmo sobre sua conversão, seu chamado e seu trabalho, que Agripa admitiu que quase se converteu ao cristianismo naquela hora.
Paulo escreveu a maior parte das cartas do Novo Testamento. Note que mensagem linda ele deixou em Romanos 8:28:
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundos os Seu propósito."
E esta em 1 Coríntios 13:1 e 8:
"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine."
"O amor jamais acaba."
Atos 8:1; 9:1-19